SGAS 905 Conj. D Av. W5 Asa Sul relacionamento@colegiobatista.com.br (61) 3242-1898

Educação Infantil

“A educação infantil é a primeira etapa da Educação Básica, é o início e o fundamento do processo educacional. Tem o objetivo de ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades das crianças, diversificando e consolidando novas aprendizagens para atuar na educação familiar de maneira complementar. Os eixos estruturantes das práticas pedagógicas dessa etapa são as interações e a brincadeira, experiências nas quais as crianças podem construir e apropriar-se de conhecimentos por meio de suas ações e interações com seus pares e com os adultos, o que possibilita aprendizagens, desenvolvimento e socialização.” - BNCC


ROTINA

Segunda a Sexta
Matutino Das 7h30 às 12h
Vespertino Das 13h20 às 17h50


OBJETIVOS

  • Promover o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade;
  • Oferecer condições adequadas para promover o bem estar da criança e o seu desenvolvimento global e harmônico, estimulando sua curiosidade e seu interesse;
  • Propiciar à criança, por meio das interações sociais, a ampliação dos laços afetivos com outras crianças e com os adultos, contribuindo para que o reconhecimento do outro e a constatação das diferenças entre as pessoas sejam valorizadas e aproveitadas para o enriquecimento de si próprias;
  • Possibilitar que as crianças aprendam a conviver construtivamente com a riqueza das diferenças entre as pessoas que compõem a comunidade escolar: colegas, educadores e demais profissionais que trabalham na instituição, numa diversidade de representações de gênero, etnias e situações sócio/econômicas;
  • Criar condições para as crianças se conhecerem, descobrirem e ressignificarem novos sentimentos, valores, ideias, costumes e papéis sociais;
  • Estimular a formação de hábitos e atitudes saudáveis, possibilitando adequada inserção das crianças nas relações éticas e morais que permeiam a sociedade na qual estão inseridas;
  • Favorecer um ambiente físico e social rico e desafiador onde as crianças se sintam protegidas e acolhidas, e ao mesmo tempo, seguras para se arriscar e vencer desafios, possibilitando-lhes a ampliação de conhecimentos acerca de si mesmas, dos outros e do meio em que vivem;
  • Criar condições adequadas para o desenvolvimento integral das crianças, envolvendo as capacidades de ordem cognitiva, física, afetiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social, por meio de variadas experiências, ricas em estímulos e ampla utilização de materiais concretos;
  • Favorecer o desenvolvimento das potencialidades da criança por meio da exploração de sua sensibilidade artística;
  • Proporcionar à criança condições favoráveis para a aquisição e construção de conhecimentos, oportunizando atividades que favoreçam o seu desenvolvimento físico, mental e emocional;
  • Preparar a criança para que a sua transição para o Ensino Fundamental efetive-se da forma mais natural possível, evitando rupturas no processo ensino-aprendizagem, resguardando o desenvolvimento infantil quanto aos aspectos emocionais, afetivos, cognitivos, linguísticos e culturais.


METODOLOGIA DE ENSINO

O Colégio Batista adota como abordagem para a sua ação pedagógica as metodologias ativas de aprendizagem, as quais promovem a participação mais ativa dos estudantes nas atividades. As metodologias ativas são identificadas como quaisquer atividades onde os estudantes ficam envolvidos em fazer algo e pensar no que estão fazendo. São atividades que tiram o estudante da posição passiva de apenas “recebedores” de informação, para uma posição mais ativa de “construtores” de sua própria aprendizagem.

Dessa forma, o Colégio Batista busca promover em sua rotina pedagógica que:

  • Os estudantes sejam engajados ativamente para a resolução de problemas e pensamento crítico;
  • As discussões e as trocas de informações sejam conduzidas pelos próprios estudantes onde o conteúdo do material disponibilizado antes das aulas presenciais seja discutido e expandido;
  • Em virtude da preparação inicial, essas discussões devam atingir níveis mais elevados de pensamento crítico;
  • O trabalho seja colaborativo, dinâmico, espontâneo e intenso, com os estudantes transitando em várias frentes;
  • A intervenção do professor seja pontual e sirva para dirimir eventuais dúvidas ou direcionar os trabalhos;
  • Os estudantes façam perguntas exploratórias, identificando o melhor caminho para um maior aprofundamento do conteúdo, deixando o papel passivo de lado e potencializando sua participação ativa.

Acreditamos que as metodologias ativas colocam o estudante como protagonista do seu processo de aprendizado e fomentam o desenvolvimento de habilidades e competências para enfrentarem desafios que ainda não existem.

Além disso, o Colégio Batista procura trabalhar em parceria com as famílias, utilizando-se de métodos com os quais o estudante aprende melhor, para que ele desenvolva todo o seu potencial.

Nossos diferenciais passam por três diretrizes principais e objetivam a nossa visão enquanto escola:

A prática educativa desenvolvida no Colégio Batista tem como finalidade desenvolver um processo de gestão educativa que garanta a formação da consciência crítica do estudante, capacitando-o de forma criativa, consciente e responsável, preparando-o para enfrentar os desafios propostos pelo mundo em constante transformação: social, econômica e, principalmente, tecnológica.

No Colégio Batista, a construção do saber se dá numa interação do sujeito com o meio físico, social e cultural, privilegiando a formação crítica e criativa, tornando as pessoas capazes de agir sobre a realidade numa ação transformadora e interativa.

As crianças e suas famílias encontram no Colégio Batista ambiente físico, recursos humanos, estruturas e funcionamento totalmente adequados, que propiciam experiências e situações planejadas intencionalmente, de modo a democratizar o acesso de todos aos bens culturais e educacionais, que proporcionam uma qualidade de vida mais justa, equânime, feliz e cristã.

O exercício do raciocínio e da investigação deve sempre prevalecer sobre a memória e, o conhecimento deve ser experimentado pelo estudante e não apenas transmitido a ele.

Visando estimular a criatividade, interdisciplinaridade e popularizar a cultura, a instituição possibilita a realização de diversos projetos e mostras institucionais, as quais pais, estudantes, professores e comunidade em geral podem compartilhar e apreciar pequenos e grandes experimentos, unindo teoria à prática.

Nesse sentido, o planejamento das aulas prevê atividades variadas altamente significativas e envolventes na intenção de oferecer aos estudantes uma educação preocupada em formar um cidadão com valores sociais e morais, crítico, autônomo, atento ao que acontece no mundo e ciente de seu papel na sociedade.



AVALIAÇÃO

O Colégio Batista de Brasília acredita que a avaliação não é um momento final do processo educativo, mas uma busca incessante da compreensão do processo de aprendizagem na construção do conhecimento, onde o “erro” faz parte da aprendizagem, pois é por meio dele que o professor pode avaliar o pensamento do estudante e ajudá-lo na formulação de novas hipóteses.



AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Na Educação Infantil a avaliação é diagnóstica, qualitativa e contínua, feita a partir da observação constante do estudante na realização das atividades específicas para sua faixa etária, levando-se em consideração o seu desenvolvimento biopsicossocial e cultural, suas diferenças individuais, abrangendo a formação de hábitos e atitudes.

A avaliação do estudante na Educação Infantil não tem o objetivo de promoção, sendo feita mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento em parecer descritivo individual, apresentado aos responsáveis ao final de cada bimestre, considerando-se:

  • O desenvolvimento sensório-motor;
  • A aptidão intelectual;
  • O equilíbrio emocional;
  • A formação de hábitos e atitudes;
  • O desenvolvimento nas atividades propostas.


PRINCIPAIS PROJETOS PEDAGÓGICOS

  • Sala de Raciocínio e Criatividade
  • Psicomotricidade
  • Musicalização
  • Versículo no Coração
  • Amigo de Oração
  • Leitor/Escritor
  • Projeto Amor que impHorta
  • Laboratório de Ciências
  • Inteligência Socioemocional
  • Semeadura e colheita (Mercadinho) - Projeto Financeiro
  • Alimentação Saudável - Educação Nutricional
  • Aprendendo a Servir
  • JIBINHA - Jogos Internos do Batista
  • Festa da Família
  • Mostra do Conhecimento
  • Inglês divertido


MATERIAL DIDÁTICO

Utilizamos o material didático Poliedro, 100% atualizado com a BNCC, que tem por objetivo apoiar a organização do espaço e do tempo na escola e oferecer dinâmicas diferentes, com uma diversidade de materiais e orientações. Conta ainda com um conteúdo digital totalmente integrado ao material impresso com histórias animadas, áudios, músicas e jogos interativos. O uso de recursos digitais no ambiente escolar já vem acontecendo há anos e ficou ainda mais evidente com a pandemia. Com o Sistema de Ensino Poliedro, além de coleções completas e atualizadas de livros elaborados por autores renomados, temos à nossa disposição biblioteca digital, ambiente virtual de aprendizagem com excelentes vídeos, simulados preparatórios para os exames externos e muito mais!



ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

A partir da legislação educacional vigente, a organização curricular delineada pelo Colégio Batista de Brasília assegura o cumprimento dos direitos éticos, políticos e estéticos, traduzidos nas dez competências gerais a serem trabalhadas ao longo de toda a educação básica, conforme disposto na BNCC. Essas competências englobam as dimensões intelectual, física, afetiva, social, ética, moral e simbólica, estando previstas em situações de aprendizagem que sejam significativas e relevantes para a formação integral do estudante e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Consideram-se as principais competências que permeiam o aprendizado socioemocional a autoconsciência, a autogestão, a consciência social, as habilidades de relacionamento e a tomada de decisão responsável, as quais são trabalhadas pelo corpo docente, no sentido de não apenas auxiliar no desempenho acadêmico e cognitivo dos estudantes, mas também de promover um clima escolar cristão, mais respeitoso e empático com impactos na vida dos estudantes e da sociedade.



EDUCAÇÃO CRISTÃ

Você já parou para pensar na importância da Educação Cristã? O Colégio Batista de Brasília (CBB) é uma instituição confessional e tem como base os princípios e valores contidos na Palavra de Deus (Bíblia), pois cremos que a Educação Cristã, pautada fielmente na Bíblia, pode formar as ideologias e o caráter das pessoas, além de direcioná-las no caminho do Senhor.

Vivemos em um mundo no qual os princípios e os valores estão sendo relativizados ou até mesmo deixados de lado, mas sabemos que a Palavra de Deus pode nos ensinar os princípios e os valores corretos. É por isso que o lema do Colégio Batista de Brasília é “Educação Cristã por Excelência”. Cremos que, por meio da Palavra de Deus, podemos formar pessoas capazes de influenciar o meio em que vivem e, com isso, construir famílias fortes e uma sociedade melhor. Somente por meio das Sagradas Escrituras podemos levar uma vida que glorifique e exalte o nosso Deus.

"Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti." Salmos 119:11



UNIFORME

A partir de 2020, cada segmento usará uma cor especifica de camiseta, a fim de melhor identificar os estudantes. A educação infantil usará camiseta na cor azul claro.


Uniforme Educação Infantil