ENSINO

FUNDAMENTAL II

     No Ensino Fundamental II, damos prosseguimento aos trabalhos realizados até o 5º ano, recebendo alunos pré-adolescentes e adolescentes. Com características peculiares, o fazer pedagógico, nessa fase, requer a continuidade de um ensino contextualizado. O CBB tem sua prática pedagógica fundamentada na teoria sócio-construtivista e atende, por meio de seu Projeto Político Pedagógico as diretrizes que o país elegeu para a educação. Assim, de acordo como artigo 32 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), essa etapa da escolarização tem por objetivo principal a formação da cidadania, mediante:

     I - o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;

     II - a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;

     III - o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;

     IV - o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.


     A formação da cidadania por meio da ampliação do conhecimento de mundo, como registrado no trecho acima, torna-se um desafio quando olhamos algumas características, próprias da adolescência. A busca por uma identidade, as mudanças que ocorrem no corpo bem como o processo social de formação de vínculos, fazem da adolescência uma fase cheia de desafios e descobertas.

     As orientações dos pais e da escola  podem oferecer perspectivas seguras para o desenvolvimento pleno de cada um. O apoio dos pais e educadores, com decisões firmes e a sensibilidade para identificar as necessidades são imprescindíveis, uma vez que eles estão em fase de formação.  Assim, a proposição da LDBEN que trata da solidariedade humana torna-se presente em nossas ações, pois o diálogo é a base do relacionamento no CBB.
     É diante desse perfil que se torna imprescindível a união do Coordenador Pedagógico, do SOE,  professores e família visando a boa aprendizagem e o equilíbrio do desenvolvimento  sócio afetivo do educando, bem como da formação do cidadão crítico e participativo na sociedade, de forma positiva.
     A Coordenação Pedagógica do CBB mantém a unidade e controle dos trabalhos pedagógicos, sejam  aulas ou projetos intra e extraclasse, planejando,  organizando e apoiando  atividades programadas;  coordenando os professores, o cumprimento dos Planos de Ensino,  avaliando condutas e atividades didático-pedagógicas, recreativas,  de cunho social e assistencial,  para que a formação integral do aluno  se desenvolva de forma  atraente. A avaliação discente e docente constitui-se como parte relevante no trabalho pedagógico do CBB, e tem por objetivo caminhar na direção da Educação Cristã por Excelência.
     Bimestralmente, a Coordenadoria  recebe os pais ou responsável para encontros com professores e equipe técnica,  com a finalidade de trocarem  informações sobre o aproveitamento dos alunos. Além da assistência diária aos alunos a Coordenadoria mantém um canal aberto para dialogar com os pais dos estudantes.
     Esta Coordenadoria é exercida por um profissional habilitado e  preparado, principalmente, para lidar com a  faixa etária descrita.

 

Coordenação Pedagógica

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