NOTÍCIAS

USP seleciona experimento de estudantes do CBB para lançar na atmosfera

28/6/2018

Projeto desenvolvido por cinco estudantes do Ensino Médio do Colégio Batista de Brasília (CBB) foi selecionado pela Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos para ser lançado na atmosfera.

 

O experimento “Fotossíntese de plantas aquáticas em condições adversas” visa verificar a viabilidade da realização de fotossíntese por plantas aquáticas em condições adversas. Para tal será utilizada a espécie: Egeria densa (Elodea). Exemplares dessa espécie serão submetidos a baixas temperaturas, maior incidência de radiação e menor pressão.

 

Será aferido o pH da solução em que será imersa a planta. Visto que o gás carbônico, em uma reação reversível, reage com a água formando ácido carbônico, e que a planta utiliza desse gás para realizar fotossíntese, espera-se que o pH aumente, já que a retirada de CO2 diminui a quantidade de ácido carbônico, alcalinizando a água.

 

Sob orientação do professor de Física, Demutiey Rodrigues, as pesquisas foram realizadas pelos estudantes Ana Lídia de Almeida Santos, Elisa Sayuri Haratani, Lara Cardoso Guimarães, Marcos Cesar Freitas da Silva, Vítor Rezende de Castro. Posteriormente serão resgatados e examinados posteriormente pelos estudantes, a fim de que continuem suas pesquisas a partir dos dados coletados.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Notícias Recentes
Please reload

Copyright © 2018 Colégio Batista de Brasília - SGAS 905 Conj. D Av. W5 Asa Sul CEP: 70390-050 Telefone: (61) 3242-1898